Permissões de usuários no Magento

Aprenda como criar níveis de acesso para usuários, delegando tarefas específicas para cada um deles no sistema administrativo da sua loja.

4.8/5 - (14 votes)

O Magento possuí muitos recursos para administração completa de uma loja virtual. Dentre todos esses recursos, existe um que você pode controlar usuários para administrar certas áreas da sua loja, sem que esse usuário tenha acesso a todas as informações disponíveis no sistema administrativo.

Imagine que você deseja delegar a administração de pedidos e emissão de relatórios para um determinado usuário. Este usuário vai ter acesso somente a essas duas áreas nos sistema administrativo, e não vai poder acessar as outras áreas, desde que você como administrador de o acesso a ele.

Para criarmos esse tipo de acesso para usuários no painel administrativo, vá no menu “Sistema > Permissões”, e clique em “Nível de Acesso”.

Nível de acesso seria o papel que cada usuário atribuído a ele teria no painel administrativo, ou seja, é aqui que controlamos quais áreas queremos permitir que determinado usuário tenha acesso.  Na parte superior direita, clique no botão “Criar nível de acesso”.

Preencha o campo “Nome” com o texto “Pedidos e relatórios”. Neste exemplo estamos criando um papel onde o usuário terá acesso somente as áreas de pedidos e emissão de relatórios.

Depois de preenchido o campo nome, clique na aba “Permissões de Acesso” do lado esquerdo da tela. Veja que aparece uma grande lista de itens que você pode permitir ou não para determinado papel. Neste exemplo vamos marcar permissão em “Pedidos” e “Relatórios”.

Clique em “Salvar” no canto superior direito.

Agora que o nível de acesso (papel) está criado, vamos criar um novo usuário e associar esse novo nível de acesso para ele. Volte no menu “Sistema > Permissões > Usuários”. Clique no botão “Criar usuário”.

Preencha os campos com o nome de usuário, primeiro nome, sobrenome, e-mail e senha que deseja criar. Em seguida clique na aba “Permissões de acesso”. Você vai ver dois papéis de nível de acesso que é o de “Administradores”, e o novo que acabamos de criar, o “Pedidos e relatórios”, marque ele. Clique no botão “Salvar” e pronto! Nosso novo usuário está criado e limitado a apenas algumas áreas no sistema administrativo.

Para testar, saia do admin clicando no canto superior direito no link “Sair”. Depois logue com o usuário que acabou de criar, e veja que o usuário terá acesso agora apenas a área de Pedidos e emissão de relatórios.

Veja no vídeo como criar Níveis de acesso no Magento

Com isso você pode criar outros tipos de usuários e níveis de acesso para cada um deles. Um outro exemplo seria você liberar acesso para um determinado usuário ficar responsável apenas para cadastrar e alterar produtos e categorias. Outro usuário por exemplo, poderia ser o designer da loja, que irá cuidar apenas do cadastro e emissão de newsletter pelo admin e assim por diante.

Gostou do post?

Então ajude a comunidade Magento a crescer cada vez mais! Compartilhe e ajude mais pessoas ;)

4.8/5 - (14 votes)

Comentários

  1. - 16 de julho de 2015

    As explicações vão diretamente ao assunto, muito bom!

  2. - 24 de julho de 2015

    Olá! Preciso de ajuda!! Sem querer eu tirei os acessoas das telas de Sistema, e das outras principais de meu usuário Admin, agora não consigo mais ter acesso à elas!!! Eu tenho acesso ao bando de dados, isso ajuda a voltar o que era antes? Por favor, preciso de ajuda. Obrigado.

  3. Olá, tudo bem? Há possibilidade de limitarmos o acesso de respectivos usuários? Por exemplo: Eu tenho 5 fornecedores de produtos cadastrados como usuários e preciso que cada um deles tenha acesso a um relatório de vendas sobre somente os produtos que lhe pertencem (eles não devem ter acesso as vendas totais da loja e nem dos outros fornecedores). Isso é possível?

  4. - 14 de novembro de 2016

    Sandro, também tenho esta mesma necessidade, caso eu consiga algo compartilho com vc.

  5. - 16 de janeiro de 2018

    Olá! Estava criando um usuário com acesso restrito e quando confirmei, de alguma forma revoguei meu próprio acesso. Já tentei ir direto no banco de dados mas não consegui recuperar o acesso. Pelo painel tenho acesso apenas ao CMS. Alguma dica de como recuperar o nível de administrador?

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Deixe o seu comentário!