Google Rankbrain

O Google Rankbrain é uma inovação para o funcionamento da ferramenta de busca com utilização de inteligência artificial para aperfeiçoar os resultados.

5/5 - (1 vote)

Lançado em 26 de outubro de 2015, o Google Rankbrain é uma inovação para o funcionamento da ferramenta de busca com utilização de inteligência artificial para aperfeiçoar os resultados.

O que motivou o desenvolvimento?

Foi identificado que 15% das buscas feitas no Google por dia são de temas novos. Isso fez com que o Google quisesse entender e analisar melhor essas pesquisas. Dessa forma, ele pode desenvolver e aperfeiçoar seu sistema para poder compreender melhor as consultas.
O Rankbrain utiliza a inteligência artificial para incorporar grandes quantidades de termos relacionados à linguagem escrita e agrupada por entidades matemáticas para o computador processar as informações.

Por exemplo, no caso do usuário fazer uma busca e o sistema não conseguir identificar a informação, ele analisará o termo de busca e realizará uma nova tentativa com respostas otimizadas para obter resultados mais eficientes.

O Rankbrain faz parte de um algoritmo robusto do Google chamado Humminbird Search Algorithm.

Como esse algoritmo poderá aperfeiçoar os resultados de busca?

Os resultados serão aperfeiçoados a partir dos dados coletados sobre a quantidade e formas de buscas diárias. O Google faz uma classificação das pesquisas partindo das mais complexas e com várias palavras, também chamadas de long-tail (ou cauda longa).

O Algoritmo seleciona os resultados mais pertinentes com os grupos de pesquisas para obter o melhor resultado possível para a pesquisa do usuário. A inteligência artificial permite que ele analise as pesquisas mais complexas, e identifique uma semelhança entre elas. O resultado dessa ação fará com que o algoritmo responda de uma forma melhor em buscas futuras.


O sistema começou a ser implantado desde janeiro de 2015, e conforme informação do Google, grande parte das pesquisas já são realizadas pelo Rankbrain. O aprendizado é realizado de forma off-line e com pesquisas antigas. A partir da atualização o algoritmo é testado caso seja aprovado, ocorre à atualização.

Como o posicionamento do site é afetado pelo Rankbrain?

O Google afirmou para o Search Engine Land que o algoritmo interfere no posicionamento do ranking das páginas (consultoria de SEO). Os fatores de classificação são normalmente alinhados aos conteúdos, como palavra-chave, autoridade do domínio e outros. Esses fatores também podem ser conectados aos usuários, como localização ou histórico de busca. O Rankbrain pode selecionar o melhor conteúdo da página em comparação com outros algoritmos existentes.

Sabendo disso, chegamos à conclusão que, quanto mais o conteúdo for relevante e exclusivo, ele aparecerá mais nas pesquisas. A cada atualização, o Google torna-se mais analítico a ponto de associar essa característica nas pesquisas e incluir estas informações no banco de dados para tomar as suas próprias decisões, como se estivesse em uma conversa entre duas pessoas.

Gostou do post?

Então ajude a comunidade Magento a crescer cada vez mais! Compartilhe e ajude mais pessoas ;)

5/5 - (1 vote)

Comentário

  1. - 26 de abril de 2018

    adorei muito legal

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Deixe o seu comentário!