5 fatores de usabilidade para SEO

Nesse artigo, vamos definir o termo usabilidade e comentar os principais fatores de usabilidade para o SEO e como utilizá-los.

3.3/5 - (3 votes)

A usabilidade é um dos fatores primordiais para o bom rankeamento do site ou de sua loja virtual Magento no Google. Afinal, quem nunca se frustrou com uma página que demorou mais de 30 segundos para abrir, ou com um padrão de estilo totalmente confuso, por exemplo: fundo e texto com cores semelhantes, ou links com a mesma cor do texto podem ser desmotivadores para a permanência do usuário no site.

Nesse artigo, vamos definir o termo usabilidade e comentar os principais fatores de usabilidade para o SEO e como utilizá-los.

Definição

Identifica-se como usabilidade o nível de uso da ferramenta pelo usuário a fim de realizar uma atividade ou ação. No caso do site ou de uma loja virtual a usabilidade se aplica em identificar qual é a dificuldade para executar alguma ação. Entre elas, identificamos alguns pontos essenciais e devem ser encontrados com facilidade.

  1. Encontrar informações importantes;
  2. Localizar formas de contato;
  3. Cadastro em lista para receber novidades;
  4. Opção de compartilhar um produto;

Já dizia Steve Jobs: “um bom design vai além de traço bonito. É também relacionado como as coisas funcionam”. Por isso, confira os cinco fatores de usabilidade para SEO obrigatórios.

1. Velocidade de acesso

Um dos principais problemas apontados pelos usuários é o tempo demorado para carregamento da loja. Uma boa ferramenta para identificar a velocidade é o Webpagetest. Fique atento ao crescimento dos acessos por dispositivos móveis, pois a quantidade de banda necessária é maior pelo mobile e ajustes devem ser feitos.

Guest post imagem web page test

2. Menu de Navegação

Outro alvo de reclamação é o menu, que muitas vezes possui muitos links e títulos, não é fácil de ser compreendido e a localização da página, serviço ou produto é dificultado. Uma sugestão para solucionar esse problema é torná-lo mais enxuto possível, com as principais categorias e marcas com alto número de procura à vista.

Guest post imagem menu

3. Conteúdo

Além de o conteúdo ser bem escrito é importante vermos como ele é apresentado na loja. É fato que as pessoas prestam mais atenção em elementos que fogem do padrão, como um negrito ou alguma configuração diferente no estilo, mas precisamos tomar cuidado para não exagerar com essa técnica. O indicado é o uso em palavras chave e evitar o uso de caixa alta.


4. Links mal escritos

É muito importante deixar claro para o usuário em qual parte da loja ele está no momento da navegação e uma das formas para identificar isso é pelo endereço do link da página. Muitas vezes, na hora do usuário fazer uma pesquisa ou aplicar um filtro, alguns sites deixam a url totalmente fora de contexto, como por exemplo: http://www.minhaloja.com.br/?215/2016/result.php , através desta url não conseguimos identificar em qual página o cliente navegou e se foi realizado alguma busca. Dependendo da plataforma esse problema pode ser facilmente ajustado.

5. Tags nas imagens

As tags alt são muito importantes para a usabilidade e influenciam também no bom desenvolvimento do SEO, ela informa qual é a relação da imagem com o conteúdo da página. Uma sugestão para otimizar o processo de upload de imagens é a ferramenta SEO Friendly Images.

Guest post imagem alt
Gostou do post?

Então ajude a comunidade Magento a crescer cada vez mais! Compartilhe e ajude mais pessoas ;)

3.3/5 - (3 votes)

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Deixe o seu comentário!