5 dicas de SEO para turbinar sua loja virtual Magento

Confira 5 dicas de SEO para otimizar sua loja virtual Magento para obter mais visitas vindas de mecanismo de buscas como Google, Bing entre outros.

5/5 - (2 votes)

Está mais do que certo hoje em dia que criar seu e-commerce usando a plataforma Magento é uma das melhores alternativas para SEO(Otimização de sites para mecanismos de busca)
existentes no mercado, por isso nesse artigo vamos citar 5 dicas para que você possa o quanto antes começar a otimizar seu site por conta própria para SEO (caso você não tenha tempo, considere contratar uma consultoria de SEO ).

1- Crie Descrições de Produto com conteúdo original

Magento - SEO - Dica 1

Normalmente revendedores de produtos ou varejistas tem o costume de receber a descrição de produtos do revendedor prontas, fazendo apenas o procedimento de “copiar e colar”, para SEO isso não é recomendado, já que o Google desconsidera conteúdos duplicados, dando relevância apenas ao primeiro site que postar este conteúdo (que em 90% dos casos é o próprio fabricante ou distribuidor).

Considere sempre que estiver cadastrando um produto novo no site, criar um pequeno conteúdo de no mínimo 150 palavras (Com o que combina? Para que serve? Como Usar? Quais as outras cores? Para Qual tipo de cabelo? Etc…) para diferenciar sua descrição de produto dos demais concorrentes.

2- Comece um blog, poste toda semana

Magento - SEO - Dica 2

O Magento possui plugins que podem ser instalados para habilitar uma aba de blog dentro do site, portanto considere criar um blog e postar conteúdos uma vez por semana de assuntos próximos ao seu segmento de negócio (ex: se você trabalha com vestidos de casamento, considere fazer um post falando sobre “10 dicas de casamentos no campo que você vai adorar”, e obviamente, liste alguns de seus produtos no conteúdo 😉

Para que um post tenha qualidade e conteúdo razoável, considere as boas práticas abaixo:

– Conteúdo com 400 ou mais palavras
– Caso seja possível, ilustre seu post com imagens / vídeos / Slides / playlists do spotify para tornar a leitura mais agradável.
– Crie séries de post’s para que seus usuários sejam recorrentes (ex: toda quinta feira faremos um post sobre como emagrecer 10kg em 6 meses, passando etapa por etapa), não esquecendo de interligá-los através de links (Ex: Clique aqui para ver a parte 1 desse post)

3- Aumente os sinais sociais do seu e-commerce

Magento - SEO - Dica 3

Botões de like, compartilhar, tweet, g+, Pin’s e etc tornam seu e-commerce mais sociável, e sinais sociais são importantes aos olhos do Google segundo os principais fatores de raqueamento do search metrics.

Os sinais sociais não são importantes apenas para o Google, mas também para o usuário, que através do compartilhamento de seu conteúdo pode influenciar seus amigos e/ou fãs a consumirem o produto ou serviço sem custo algum, fazendo com que seu marketing viral melhore cada vez mais (desde que seu serviço tenha boa qualidade, caso contrário o efeito será de uma influência negativa para sua marca, portanto fique atento aos sites de reclamações!!).

Existem diversos plugins gratuitos que podem lhe ajudar a aumentar a sociabilidade do seu e-commerce, os principais utilizados hoje são o Addthis e o GetsiteControl.

4- Construa referências em outros sites (link building)

Magento - SEO - Dica 4

No mundo real, a “construção de referências” seria como muitas pessoas lhe indicarem por prestar um bom serviço ou por ter algo que poucas pessoas podem oferecer no mercado, por exemplo, se eu lhe perguntar “Qual marca de refrigerante você me recomenda?”, a resposta provavelmente será uma das grandes marcas de refrigerante do Brasil e do mundo. Isso é uma referência.

Na internet, a construção de referências é feita através de links de um site para outro e é chamada popularmente de “Link Building” no mundo de otimizações de sites. Esse
item é um dos pilares de qualquer estratégia de SEO, portanto considere iniciar imediatamente parcerias com blogs e outros sites para que os mesmos apontem links para seu site (e vice-versa). Um aviso aos iniciantes na área, evitem troca e compra de links, pois o Google não vê isso com bons olhos, se você tiver dúvida de como fazer uma estratégia de link building, este artigo lhe trará MUITAS possibilidades (da última vez que contei eram 101).

5- Foco na velocidade de carregamento do site

Magento - SEO - Dica 5

A velocidade de carregamento do site é um fator determinante para saber se você terá apenas um visitante ou um cliente (ou dependendo, nenhum dos dois). Um carregamento superior a 9s por página já tem grandes possibilidades de acarretar em uma desistência por parte do usuário. Existem ferramentas gratuitas que podem ajudar seu webmaster a identificar e corrigir os problemas de lentidão (muitas vezes acarretados por banners e imagens de produtos pesadas) como o Pingdom e o Google Pagespeed test.

O SEO é um processo trabalhoso que começa a trazer resultados inicialmente entre 6 meses a 1 ano, portanto entenda que essas dicas citadas são um processo contínuo que deve ser feito durante todo o ciclo de vida do e-commerce. Caso você entenda que não terá tempo para gerenciar seu SEO, considere a contratação de uma consultoria de SEO.

Até a próxima!

Gostou do post?

Então ajude a comunidade Magento a crescer cada vez mais! Compartilhe e ajude mais pessoas ;)

5/5 - (2 votes)

Comentários

  1. Já contratei uma loja magneto e estou em fase de alimentar as informações dentro do site, preciso de um profissional para me auxiliar nesta fase com os termos necessários e adequados para um melhor resultado da informações nas questões de vendas e seo, pode me indicar alguém? Aguardo, obrigada

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Deixe o seu comentário!